Textos em Homenagem

HOMENAGEM AO PROFESSOR DR. FERNANDO RIBEIRO OLIVEIRA

No dia 12/06/1979, nascia na cidade de Patos de Minas, nosso querido Professor Fernando Ribeiro Oliveira. Filho de Dóris Conceição Ribeiro Oliveira e José Selvio de Oliveira.

Em 1999, iniciou sua graduação em Engenharia Industrial Têxtil, pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, onde se formou em 2003.

 

No ano de 2007, Fernando deixa o país e segue rumo a Portugal, onde iniciou o seu mestrado na área de Química Têxtil sob a orientação do Prof. Dr. António Pedro Garcia de Valadares Souto (in memorian), pela Universidade do Minho. Sua dissertação versava sobre a “Tingimento da poliamida 6.6 com corantes ácidos, reactivos e directos após modificação superficial com descarga plasmática”, cuja defesa foi realizada no ano de 2009.

Em 2010, Fernando dá início ao seu doutorado, também em Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. António Pedro Garcia de Valadares Souto (in memorian).

 

 

Sua tese de doutorado versava sobre a “Modificação superficial de fibras hidrofóbicas após modificação superficial com descarga plasmática de dupla barreira dieléctrica” e foi defendida no ano de 2013. Ainda em 2013 Fernando também cursou deu Pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal, na área de Engenharias.

Após a conclusão de seus estudos, ele retornou ao Brasil e ainda em 2013 foi contratado como professor adjunto pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em 2017 Fernando ingressou como professor adjunto no curso de Engenharia Têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina, onde como docente participou de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Fernando traçou uma bela carreira acadêmica durante o período em que esteve conosco. Além de ministrar diversas disciplinas de graduação, participou ativamente de 25 projetos de pesquisa, 08 projetos de extensão e 03 projetos de desenvolvimento. Orientou diversos alunos de Iniciação Científica, estágio e TCC.

Sua paixão por ensinar e aprender era grande, e os alunos sentiam isso. Também foi coordenador de Estágios e Professor no Programa de Mestrado em Engenharia Têxtil, programa este que participou ativamente de sua criação.

Na área da Pesquisa em Engenharia Têxtil, Fernando publicou 41 artigos científicos em revistas especializadas, 7 capítulos de livros, 1 texto em jornais de notícias e 52 trabalhos em congressos. Era revisor de 14 periódicos. Como membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (PPGETEX/UFSC),e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (PPgET/UFRN) Fernando orientou 17 alunos de mestrado no período de 2015 a 2020, bem como 03 alunos de doutorado.

Infelizmente, nosso querido Prof. Fernando foi diagnosticado com um sério problema de saúde no sangue, contra o qual lutou por alguns anos. Durante o tratamento continuou ativo na universidade e contribuindo com o Departamento de Engenharia Têxtil. Vítima desse problema de saúde, Fernando Ribeiro Oliveira veio a falecer na madrugada do dia 21/11/2020, deixando a esposa Fernanda Steffens.

Esta é uma homenagem do Departamento de Engenharia Têxtil a esse excelente profissional e amigo que nos deixou tão cedo.


Ao amigo Fernando

Se eu fosse explicar a uma criança pequena o que faz o engenheiro têxtil eu me lembraria das aulas de história e teria em mente as fotos das sedas orientais antigas, dos teares manuais de algodão que minha bisavó usava e daqueles de lã que sempre fizeram minha mãe chorar na infância a cada tosquia de ovelhas.

Eu diria a ela, que o engenheiro têxtil é alguém preocupado em encontrar fios que possam se alongar e que tenham um toque suave. Que seja um fio capaz de juntar, num entrelaçar mágico uma sequência de abraços e, dessa forma, construir algo bom, que sirva para muitas coisas, que nos proteja, aqueça ou encante.

Neste momento de comemoração a este grande profissional, que é o engenheiro têxtil, com oportunidade de homenagear nosso grande amigo e colega de trabalho Fernando Oliveira, com todas as deficiências que minha explicação pueril tem sobre essa bela profissão, sei que ao falar do Prof. Fernando posso estar num caminho certo.

Fernando foi um grande engenheiro têxtil, alguém preocupado em “fios” longos, de amizades sólidas, de respeito ao próximo, preocupado em continuar, em seguir, em não “acabar”, mas em entrelaçar. E nos laços e abraços que seguiu tendo com todos se construiu o tecido de um grande professor.

E se entre milhares de pessoas, a história muitas vezes não marca nenhuma, entre muito poucas, a história de um engenheiro por profissão e um professor por vocação, marcou a vida e a trajetória de todos nós.

Se o fruto do trabalho do engenheiro têxtil de fato se torna proteção, aconchego ou encantamento: Obrigada Fernando, você foi um grande engenheiro têxtil! Soube nos proteger, aconchegar e encantar.

“De tudo ficaram três coisas…
A certeza de que estamos começando…
A certeza de que é preciso continuar…
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar…”
Fernando Sabino

Profa. Selene Soares


No dia 12 de setembro comemoramos o dia do Engenheiro Têxtil, cuja formação iniciou no Brasil em 1965, mas como arte é conhecida há milhares de anos.

O Engenheiro Têxtil trabalha em toda a cadeia produtiva da indústria têxtil, da fabricação e do tratamento de fibras, fios e tecidos à confecção de vestuário. É um profissional apaixonado pela sua área de trabalho por toda a complexidade e beleza existentes nesse processo.

E assim era o nosso querido Engenheiro Têxtil, Professor Fernando, um apaixonado pela arte da produção de fios e tecidos e pela arte de ensinar.

Fernando exerceu sua profissão com muito carinho e dedicação, sempre em busca de inovações e transferindo seu conhecimento aos colegas e alunos com felicidade e paixão.

Alegria e dedicação, marcas registradas do amigo, engenheiro e Professor Fernando. Mineiro de sorriso fácil, semblante tranquilo e acolhedor. Amigo de todos e em todas as horas.

Profissional competente e dedicado, que seguiu sempre firme, paciente e perseverante na arte de ensinar e encantar, mesmo enfrentando difíceis momentos quanto à sua saúde.

Fernando cativou a todos, alunos, colegas e demais profissionais; foi exemplo e inspiração. Deixou um legado de reflexão, transformação e humildade. Fernando sempre brilhará nas lembranças de seus colegas e alunos.

Mais do que isso, Fernando deixou saudades, muitas saudades!!

Profa. Cátia